HCS – The Analytical Company

Endereço

Rua Aristides Lobo, n.° 46 - Rio Comprido - Rio de Janeiro/RJ

Contato

comercial@hcsol.com.br
Tel: (21) 3972-7612

Nossos Serviços

petróleo

O que fazemos

Geoquímica Orgânica

A Geoquímica do petróleo é uma ferramenta fundamental para entender os alvos e riscos da exploração. É diretamente aplicada às avaliações, desenvolvimento e produção de reservatórios e contribui cada vez mais para domínios de engenharia, como garantia de fluxo, avaliação de pressão Volume e Temperatura (PVT) e questões de refinaria. A avaliação geoquímica pode ajudar a avaliar a integridade da rocha seladora, armazenamento de carbono e outros problemas de contenção no subsolo. O conhecimento da composição molecular, origem e propriedades de transporte dos fluidos é essencial para definir as variações das propriedades dos fluidos nos reservatórios e desenvolver a abordagem ideal para a recuperação do óleo.
1

Gases: Análise composicional

2

Rochas: Avaliação do potencial Gerador

3

Petróleo: Tipo, contribuição de matéria orgânica, biodegradação

4

Correlação óleo – óleo

5

Correlação óleo – Rocha Geradora

6

Geoquímica de superfície

7

Piston Core

8

Oil spill - Derramamentos

9

Oil seep - Exsudações

Destaque

Caracterização molecular de derrames

A HCS é um laboratório referência nas análises de caracterização molecular para suporte a estudos Ambientais. Com equipamentos de alta tecnologia, incluindo um triploquadrupolo da Agilent (GCMSMS e geoquímicos especializados, a HCS utiliza os métodos padrões internacionais para a caracterização molecular de petróleos. Utilizando a análise de biomarcadores é possível a caracterização inequívoca da origem desses compostos, seja ela natural ou decorrente de contaminação, e uma correlação entre amostras em diferentes estágios de degradação.

Destaque

Hopanos e Esteranos

Nós temos a solução

Utilizando um testemunhador de sedimentos no fundo do assoalho oceânico é possível a coleta do sedimentos inconsolidados para avaliação da presença de hidrocarbonetos termogênicos. Os sedimentos ficam aprisionados em tubos de resina transparente (liners), dos quais são coletadas amostras para análises em laboratório. A análise denominada HOPANOS e ESTERANOS é recomendada próximo a plataformas, navios e FPSOs para avaliação da qualidade do descarte de água residual, micro vazamentos do processo, entre outros. Os HOPANOS e Esteranos são compostos orgânicos complexos, encontrados em betumes, petróleos e sedimentos, cujas estruturas moleculares apresentam relação com compostos orgânicos presentes em organismos vivos, especialmente lipídeos. Os biomarcadores possuem semelhança estrutural com possíveis compostos precursores, por sua vez biossintetizados por bactérias, fitoplâncton, zooplâncton e vegetais superiores. Dentre os diversos biomarcadores saturados reconhecidos ao longo das últimas décadas, os mais utilizados nos estudos do petróleo fazem parte dos grupos dos esteranos e dos terpanos.

Ficou alguma Dúvida?

Entre em contato

A HCS está preparada para as situações do dia a dia.